Em chamas
Incêndio atinge galpões de escolas de samba no Rio; vídeo
Fogo atinge barracões de Vigário Geral e Jacarezinho
Um incêndio atingiu, na tarde desta quarta-feira (22), os galpões das escolas de samba Acadêmicos de Vigário Geral e Unidos do Jacarezinho, localizados na Via Binário do Porto, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio. As chamas se espalharam rapidamente pelo imóvel, próximo à Roda Gigante, e provocaram grande volume de fumaça na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 40 militares de seis unidades foram mobilizados para o combate ao fogo, com o uso de 13 viaturas. As equipes atuaram para conter as chamas e evitar que o incêndio se alastrasse para imóveis vizinhos. Até o momento, não há registro de vítimas.
Pessoas que presenciaram o incêndio relataram ter ouvido sons de explosões. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver algumas alegorias do lado de fora dos barracões.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), o incêndio interditou parcialmente a Via Binário do Porto, no sentido Túnel Marcello Alencar. Duas faixas da via foram ocupadas por viaturas do Corpo de Bombeiros e agentes da Guarda Municipal. O órgão orientou motoristas a redobrarem a atenção, já que a visibilidade ficou reduzida por causa da fumaça.
INCÊNDIO EM GALPÃO NO SANTO CRISTO
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) October 22, 2025
🚨Atenção, motoristas!
🔥Um incêndio atinge um galpão na Via Binário do Porto, sentido Túnel Marcello Alencar, próximo à Roda Gigante.
Duas faixas da via estão ocupadas. Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal atuam no local.
Redobre a… pic.twitter.com/xl5HysLm4s
De acordo com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), a circulação de algumas linhas de ônibus também foi impactada por causa da ocorrência. As linhas 265, LECD110, 350, SV384 e 167 tiveram o itinerário alterado temporariamente. O funcionamento do VLT foi interrompido por alguns minutos para a passagem das viaturas do Corpo de Bombeiros, mas a operação já foi normalizada.
Segundo a Liga RJ, representantes da entidade estão no local prestando apoio às agremiações. Apesar da proximidade, a Cidade do Samba, onde ficam os barracões das escolas do Grupo Especial, não foi afetada.
Escola lamenta
A Unidos do Jacarezinho emitiu uma nota oficial confirmando o incêndio. "É com pesar que a Unidos do Jacarezinho confirma que o seu barracão de alegorias, adereços e fantasias sofreu um incêndio de grandes proporções na tarde desta quarta-feira (22), controlado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no final desta tarde. Não houve feridos", informou a escola.
A nota acrescenta que "o local ficou totalmente destruído, não restando qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval". Segundo a Unidos do Jacarezinho, "todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026, no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos, foi perdido".
A escola agradeceu "ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido" e se solidarizou com a Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. Até o momento, não há estimativa dos prejuízos com alegorias, fantasias e esculturas.
As causas do incêndio ainda serão investigadas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!