Logo Enfoco


    Luto

    Morre Gilsinho, intérprete da Portela, aos 55 anos no Rio

    Cantor emocionou gerações e integrava a agremiação desde 2006

    Publicado 30/09/2025 às 18:23 | Atualizado em 30/09/2025 às 21:35 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A Portela decretou luto de três dias em homenagem ao artista
    A Portela decretou luto de três dias em homenagem ao artista |  Foto: Instagram

    O cantor Gilsinho, intérprete da Portela, morreu nesta terça-feira (30), aos 55 anos, anunciou a escola de samba de Madureira. Ainda não foram divulgadas as causas da morte. A Portela decretou luto de três dias em homenagem ao artista.

    Gilson da Conceição, conhecido como Gilsinho, integrava a agremiação desde 2006 e também atuava na Tom Maior, escola paulista. Reconhecido por sua voz potente, ele conquistava o público já nos esquenta para a Sapucaí, transformando cada apresentação em um momento memorável.

    Durante o carnaval deste ano, Gilsinho emocionou ao interpretar “Maria Maria”, homenageando Milton Nascimento. Em outras edições, dedicou pontos a Xangô e Clara Nunes. Seu grito de guerra, “Vai na Ginga, Portela!”, era entoado com fervor pelos integrantes e fãs da escola.

    Em nota, a Portela destacou: “Sua voz embalou momentos inesquecíveis, emocionou gerações e marcou profundamente o Carnaval do Brasil. Ele representou com maestria a nossa tradição, levando o nome da Portela com respeito, talento e paixão”.

    O velório será realizado nesta quarta-feira (1), na quadra da Portela, das 9h às 15h. Já o sepultamento vai acontecer Às 17h, no Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

    Homenagens

    A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) também se pronunciou: “Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Gilson da Conceição, o Gilsinho, intérprete marcante da Portela e voz inesquecível do Carnaval carioca. Sua trajetória ficará eternizada na história do samba e na memória da nossa Avenida”.

    O prefeito do Rio e portelense Eduardo Paes lamentou a morte nas redes sociais: “Como poucos ele transformava as letras e melodias em uma experiência coletiva. O ‘maestro vocal’ da nossa Portela nos deixou de maneira inesperada hoje. Que Deus possa confortar o coração de todos os seus familiares e da imensa família Portelense! Gilsinho vai fazer muita falta ao carnaval carioca! Vá em paz meu irmão!”

    A Tom Maior também prestou homenagem: “Partiu Gilson Conceição, o nosso eterno Gilsinho, e com ele vai um pedaço da nossa história, da nossa alma, da nossa voz. Você nos deu o privilégio de viver os dias mais intensos. Cantou alto o 4º lugar em 2022, como quem prova que o sonho era possível. Sofreu conosco em 2024, quando a queda parecia mais pesada do que poderíamos suportar. E mesmo assim, escolheu ficar. Ficou para reerguer, para devolver à Tom Maior o brilho que nunca se apagaria. Em 2025, subiu junto, como quem sobe não só de grupo, mas de esperança”.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Vacinação antirrábica em Niterói: saiba onde vacinar seu pet

    Relacionados em Rio