Saúde
Idosos passarão por exames nutricionais em restaurante de SG
Ação terá três dias de duração em Alcântara

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo vai realizar, nos dias 25, 26 e 27, uma ação no Restaurante do Povo, em Alcântara, voltada para identificar idosos com risco de desnutrição e sarcopenia e encaminhá-los para tratamentos.
A iniciativa, feita pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), ocorrerá das 8h às 14h e incluirá avaliações nutricionais, antropométricas e de circunferência de panturrilha.
“Sabemos que o restaurante é frequentado por muitos idosos e a maioria em situação de vulnerabilidade. Serão três dias voltados para levantamento desse grupo com avaliação nutricional, antropométrica e circunferência de panturrilha. Aqueles que necessitarem serão encaminhados para os postos de saúde para atendimento personalizado de acordo com suas necessidades”, explicou Gleice Scotelaro, diretora da Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dividants).
Além da avaliação nutricional, a ação contará com outros serviços de promoção à saúde, como orientação sobre risco de queda, imunização contra gripe, testes rápidos para hepatites B e C, sífilis, HIV e aferição de pressão arterial.
“O local também é frequentado por moradores em situação de rua. Por isso, vamos levar vacinação e testes rápidos para esse público. Caso alguém teste positivo para alguma doença, será encaminhado para a realização de novos exames e tratamentos", disse Thainá Fratane, subsecretária de Saúde Coletiva.
"A intenção é orientar as pessoas em vulnerabilidade social e mostrar que elas podem e devem ser acompanhadas nos equipamentos de saúde”, afirmou a subsecretária.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!