Logo Enfoco


    Atendimento

    São Gonçalo registra diminuição nas mortes por infarto

    Pesquisa mostra queda de 13,1% para 3,7% em dois anos

    Publicado 01/05/2025 às 18:52 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Resultado é fruto da implantação da Linha de Cuidado do Infarto, em parceria com o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR)
    Resultado é fruto da implantação da Linha de Cuidado do Infarto, em parceria com o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) |  Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

    A cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, conseguiu reduzir a taxa de mortes por infarto entre 2022 e 2024. A informação foi apresentada na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, realizada na última terça-feira (29), na sede da Fiocruz, em Manguinhos, Zona Norte do Rio.

    O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo e ficou entre os 24 selecionados para apresentação, de um total de 179 inscritos. A experiência, chamada de “Implantação da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio no município de São Gonçalo/RJ”, foi classificada em sexto lugar.

    A pesquisa mostrou que a taxa de mortalidade hospitalar por infarto caiu de 13,1% em 2022 para 6,6% em 2023, chegando a 3,7% em 2024. O tempo de internação também diminuiu: de 11,8 dias em 2022 para 4,2 dias em 2023 e, depois, 2,3 dias em 2024.

    Esses resultados são fruto da implantação da chamada Linha de Cuidado do Infarto, em parceria com o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha. Desde que a unidade começou a funcionar, em dezembro de 2022, foram realizados 3.853 cateterismos. Com isso, a população passou a ter acesso mais rápido e direto ao tratamento adequado.

    A ação é coordenada pela Subsecretaria de Urgência e Emergência de São Gonçalo, com foco na melhoria do atendimento ao infarto e na redução da mortalidade. O subsecretário da pasta, Aclécio Araújo, destacou que o trabalho é um exemplo do uso de ferramentas de gestão para transformar dados públicos em ações práticas de saúde.

    Pelo bom resultado, São Gonçalo agora é um dos municípios que pode participar da “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, marcada para junho, em Belo Horizonte. A seleção será feita entre os 18 primeiros colocados da mostra estadual.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vasco sai na frente, mas cede empate ao Operário

    Próximo artigo
    >

    Morre a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos

    Relacionados em São Gonçalo