Liberado
Supermercado é reaberto em São Gonçalo após interdição
Vigilância realizou nova inspeção sanitária nesta sexta (12)

O mercado Soberano, que havia sido interditado, teve a sua reabertura liberada pela Vigilância Sanitária Municipal de São Gonçalo, na tarde desta sexta-feira (12), após cumprimento da maior partes das exigências listadas pelo órgão durante fiscalização há nove dias. O estabelecimento comercial fica no Centro da cidade.
De acordo com a Vigilância Municipal, os termos de intimação foram cumpridos quase na totalidade, afastando, no momento da visita, os riscos sanitários iminentes que poderiam causar riscos à saúde pública e que levaram à interdição do estabelecimento.
O comércio ainda precisa, no entanto, segundo a Vigilância, cumprir alguns itens, como a apresentação do manual de boas práticas, resultado da potabilidade da água (o exame já foi realizado) e a instalação de tela milimetrada na abertura do telhado.
“Analisamos todos os termos de intimação lavrados na fiscalização que resultou na interdição total do estabelecimento e vimos que foram feitas obras estruturais, modificados diversos manejos de manipulação, fluxo de trabalho e, principalmente, a limpeza e armazenamento dos alimentos. Com isso, a gente procedeu a desinterdição do mercado. Mas vamos seguir monitorando até que todas as exigências sejam cumpridas para manter o padrão de qualidade dos alimentos comercializados”, explicou o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, Romário Brandão.
Procurado através das redes sociais para comentar o assunto, o mercado Soberano não respondeu até a publicação desta reportagem.
Relembre o caso
O mercado Soberano, no centro de São Gonçalo, foi autuado e interditado pela Vigilância Sanitária Municipal, no último dia 3. Além do fechamento do estabelecimento comercial, cerca de 4 toneladas de alimentos impróprios ao consumo foram descartadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
À época, foi informado que o mercado somente poderia ser reaberto após o cumprimento de 15 exigências descritas nos três termos de intimação, além da desinsetização e da regularização dos documentos.
Ao todo foram apreendidos e descartados: 2.672,40 quilos de carne bovina, 750 quilos de carne suína, 763,45 quilos de carne de frango e 7,65 quilos de laticínios.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!