Prisão

Após relatar ameaças, Adriana Belém é transferida para Bangu

Delegada é acusada de envolvimento com organização criminosa

Adriana Belém está presa desde o último dia 10.
Adriana Belém está presa desde o último dia 10. |  Foto: Reprodução
 

A delegada da Polícia Civil Adriana Belém, presa após ser acusada de envolvimento com uma organização criminosa voltada ao jogo do bicho comandado por Rogério de Andrade, foi transferida na tarde desta terça-feira (24) para o Instituto Penal Santo Expedito, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Já no local, Adriana passou por avaliação médica. Ela ficará isolada em uma cela sem contato com outras presas.

Leia+: Delegada de milhões: Adriana Belém é presa no Rio

Leia+: Polícia pede apreensão de presente dado ao filho de Adriana Belém

Leia+: Adriana Belém relata ameaças na prisão: 'Você é alemã'

A transferência cumpriu uma ordem do juiz Marcello Rubioli da 1ª Vara Criminal Especializada do Rio. O magistrado negou o pedido de revogação da prisão preventiva da delegada. Segundo o documento, a lei determina que a presa tem direito à prisão especial. 

“A lei determina que ‘o’ ou ‘a’ presa que faça jus à prisão especial tenha garantido o recolhimento em local distinto da prisão comum, podendo consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequados à existência humana. Não havendo estabelecimento específico para o preso especial, este será recolhido em cela distinta do mesmo estabelecimento. Tais requisitos me parecem cumpridos pela Seap como informado por ofício”, afirmou.

Prisão

Alvo da Operação Calígula, a delegada de Polícia Civil Adriana Belém foi presa no início da tarde desta terça-feira (10). A ordem de prisão partiu da 1ª Vara Especializada do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). Horas antes, agentes do Ministério Público do Rio encontraram cerca de R$ 2 milhões em dinheiro na casa da policial. 

Na decisão, o juiz Bruno Monteiro Ruliere afirma que "O gigantesco valor em espécie arrecadado na posse da acusada, aliado aos gravíssimos fatos ventilados na presente ação penal, têm-se sérios e sólidos indicativos de que a ré apresenta um grau exacerbado de comprometimento com a organização criminosa e/ou com a prática de atividade corruptiva".

Adriana Belém é conhecida por ter extensa amizade com jogadores e artistas. Entre os famosos, estão os ex-jogadores de futebol Edmundo e Adriano Imperador. 

< Policiais envolvidos na morte de João Pedro poderão voltar à ativa Número de mortes em operação na Penha chega a 22 <