Logo Enfoco


    Caozeira

    Golpista fingia ser da Receita Federal para enganar idosos

    Mulher e seu bando já fizeram mais de 60 vítimas

    Publicado 04/07/2025 às 8:33 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A acusada foi levada para a delegacia da Gávea
    A acusada foi levada para a delegacia da Gávea |  Foto: Divulgação

    Uma mulher que se passava por funcionária da Receita Federal para aplicar golpes em idosos foi presa por policiais da 15ªDP (Gávea), nesta quinta (3). A acusada foi encontrada perto do Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio.

    De acordo com a polícia, a criminosa e seus comparsas já movimentaram mais de R$ 7 milhões e fizeram cerca de 60 vítimas com o mesmo modus operandi desde fevereiro de 2025. Ainda segundo as investigações, a quadrilha atuava nas zonas Norte e Sul da cidade.

    O golpe começava por meio de uma ligação telefônica, quando um dos criminosos entrava em contato com a vítima, identificando-se como servidor da Receita Federal, e alegava que havia um erro na declaração do Imposto de Renda de 2024, sugerindo que bens de alto valor não haviam sido corretamente declarados. Durante a conversa, o golpista induzia o idoso a revelar a existência de joias, dinheiro em espécie e outros bens em sua residência.

    No esquema, um dos criminosos informava ao idoso que uma funcionária da Receita entraria em contato para resolver a situação presencialmente. A bandida então ia até a residência da vítima, se identificava falsamente como servidora pública e, em tom técnico e convincente, exigia a apresentação dos bens supostamente não declarados.

    Além de recolher joias, aparelhos eletrônicos e obras de arte, a mulher também solicitava dinheiro via pix, alegando que os valores seriam usados para regularizar a pendência. A acusada chegou a levar um quadro original do artista Di Cavalcanti de uma das vítimas.

    Os policiais cumpriram mandado de prisão preventiva contra a falsa funcionária por associação criminosa para fins de estelionato mediante fraude.

    A mulher possui sete passagens por associação criminosa, roubo e estelionato. As investigações continuam para identificar e prender os outros envolvidos.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Juliana Marins: saiba todos os detalhes da despedida em Niterói

    Relacionados em Polícia