Bravura
Imagens revelam policial ferido sendo resgatado na megaoperação
Ao todo, quatro policiais morreram na ação
Imagens registradas por câmeras corporais revelam cenas intensas durante os tiroteios da megaoperação realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Os vídeos mostram policiais socorrendo colegas feridos, aplicando torniquetes e improvisando macas sob fogo cruzado. A ação terminou com a morte de quatro agentes, dois policiais civis e dois militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Em um dos vídeos, o cabo Oliveira, integrante do Bope, é baleado na coxa esquerda enquanto atuava em uma área de mata no Complexo do Alemão. O sargento Cleiton Serafim Gonçalves, também do Bope, auxilia no resgate do companheiro.
Nas imagens, os policiais aparecem carregando o ferido morro abaixo, enquanto um deles afirma: “O blindado não sobe aqui, vamos ter que descer com ele”. Oliveira foi levado a um hospital e sobreviveu, mas, ainda naquele dia, o sargento Serafim acabou morto em outro confronto com criminosos.
"Nossos policiais são verdadeiros heróis. Eles enfrentaram o perigo com coragem, sob fogo cruzado, para salvar a vida de seus próprios irmãos de farda. Cada policial que estava ali sabia da importância da missão e cumpriu firme a batalha diante do cenário de guerra causado por narcoterroristas . Investimos na proteção dos nossos guerreiros, com viaturas semiblindadas, coletes e armas novas, e continuaremos investindo em estrutura, inteligência e valorização das tropas ", ressalta o governador Cláudio Castro.
Outro registro mostra o sargento Walner Santana, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), sendo atingido por disparos antes de chegar à área de mata. As câmeras corporais mostram colegas tentando conter o sangramento e pedindo reforço enquanto permaneciam sob fogo inimigo. Um grupo maior se juntou à equipe e utilizou lonas para improvisar uma maca, conseguindo retirar o policial do local após mais de uma hora de resgate. Santana recebeu atendimento ainda durante o deslocamento.
Entre os agentes que perderam a vida na megaoperação estão o sargento da Polícia Militar Heber Carvalho da Fonseca, além dos policiais civis Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, e Rodrigo Velloso Cabral, de 34. Todos morreram em confrontos com traficantes fortemente armados durante a ação.
"Nossos combatentes tombaram como heróis, lutando para proteger a vida de seus companheiros e da sociedade. Não podemos naturalizar a presença de armas de guerra nas mãos de criminosos. Uma frase que ficou marcada em nossa tropa nesta operação, dita pelo sargento Heber, uma das vítimas, resume o espírito da ação: ‘Ninguém vai parar a gente.’ É exatamente o que essas imagens mostram. Continuaremos nossas operações em defesa da população com técnica, inteligência, estratégia e sempre dentro da lei", afirma o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
 
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




