Logo Enfoco


    Segurança Pública

    ISP revela queda na criminalidade em Niterói e São Gonçalo

    Reduções mais expressivas em roubos de carga e de rua

    Publicado 22/10/2025 às 20:12 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Niterói apresentou queda em diferentes índices de criminalidade no mês de setembro
    Niterói apresentou queda em diferentes índices de criminalidade no mês de setembro |  Foto: Divulgação / PMERJ

    Niterói registrou redução significativa nos principais indicadores de criminalidade, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP). O levantamento feito em setembro de 2025 mostra que os roubos de carga, por exemplo, recuaram 81,82%, os roubos de veículos diminuíram 75% e os roubos de rua reduziram 32,14% em comparação com o mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, no entanto, o município da Região Metropolitana do Rio, ainda apresenta alta de 12,91% no roubo de rua, considerando o mesmo período do ano passado.  

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, considerou positivo os resultados, que segundo ele, refletem o esforço contínuo de planejamento e integração entre as forças de segurança na cidade.

    “A redução nos índices de criminalidade é resultado de um trabalho sério ano após ano, com planejamento, investimentos e integração entre as forças de segurança nos últimos 10 anos. Construímos um modelo com tecnologia, prevenção e presença efetiva nas ruas. Niterói hoje é referência nacional em segurança pública urbana. Os resultados são concretos. Reduzimos drasticamente os índices de criminalidade porque decidimos investir de forma consistente e estruturada, o maior investimento municipal em segurança pública do Brasil”, destacou o prefeito.

    Roubo de veículos

    De acordo com o ISP, o roubo de veículos teve redução de 75%, passando de 56 para 14 ocorrências, o melhor resultado no mês de setembro desde o início da série histórica, em 2003. No acumulado do ano o número se manteve praticamente o mesmo.

    Rodrigo Neves destacou a importância das parcerias institucionais e do Pacto Niterói Contra a Violência.

    “Parabenizo e agradeço, em nome de toda população de Niterói, aos coordenadores do Pacto Niterói contra a Violência, aos dirigentes do 12° BPM, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e das forças federais em Niterói pela dedicação e resultados”, afirmou.

    São Gonçalo

    Na vizinha São Gonçalo, no comparativo entre os meses de setembro de 2025 e de 2024 os números também são positivos, com queda de 75% em roubo de cargas, apesar de no acumulado do ano ser registrado alta expressiva de 120%. Roubos de rua também apresentou redução de 13%, no acumulado, no entanto, a alta foi de 9%. Outro dado que chama atenção é o de latrocínio, roubo seguido de morte, que contabilizou cinco casos já registrados esse ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado. 

    Estado

    Os crimes contra o patrimônio registraram queda em todo o Estado do Rio de Janeiro no mês de setembro. De acordo com o ISP, o número de roubos de carga caiu 46% no período contra o mesmo mês de 2024, o menor índice para setembro desde 2023. Os roubos de veículos também apresentaram queda significativa com redução de 42%. A mesma tendência foi observada nos roubos de rua, que caíram 14%. No acumulado do ano, os dados também são positivos: entre janeiro e setembro, os roubos de veículos recuaram 19%, passando de 21.243 em 2024 para 17.144 em 2025.

    "Os crimes contra o patrimônio impactam diretamente na sensação de segurança da população. O trabalho conjunto da Polícia Civil, da Polícia Militar e do ISP tem permitido decisões baseadas em dados e ações mais precisas. Nosso foco é reduzir os crimes e aumentar a produtividade policial", disse o governador Cláudio Castro.

    As mortes por intervenção de agente do Estado registraram uma redução de 7% no acumulado do ano, passando de 558 casos em 2024 para 519 em 2025. Seguindo essa tendência de diminuição dos principais indicadores de violência, o número de vítimas de latrocínio também caiu: foram 52 casos no período analisado, 13 a menos do que no ano anterior, o que representa uma redução de 20%.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Empresário morto em São Gonçalo: preso mais um acusado do crime

    Relacionados em Polícia