Roubos
Ladrões fingem ser catadores para atacar em São Gonçalo
Comerciantes e moradores de Nova Cidade estão assustados

Uma tentativa de assalto no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo, acendeu o alerta para um novo 'modus operandi' dos criminosos: fingir ser catador de recicláveis.
Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem, se passando por catador, que trabalha honestamente nas ruas recolhendo materiais, aproximou-se de um carro e tentou abordar uma motorista na Avenida Kennedy, na altura do número 12. Ao perceber a ação, a condutora acelerou rapidamente e conseguiu escapar. O suspeito fugiu a pé.
O episódio, ocorrido na semana passada, causou a sensação de medo e insegurança entre os moradores e comerciantes.
O ENFOCO foi ao bairro nesta quinta-feira (2). Um comerciante que atua há 12 anos próximo do local onde o caso aconteceu relatou a onda de assaltos por falsos catadores de produtos recicláveis e a mudança na rotina.
“Um casal que aparentava ser catador assaltou a loja da minha esposa que fica perto da minha. Por conta dessa situação aqui na região, estamos mudando a nossa rotina no comércio, estamos fechando as portas meia hora antes do fim do expediente e atendendo de porta fechada”, contou o comerciante, que preferiu não se identificar.
“A gente já não sabe mais em quem confiar. Qualquer pessoa empurrando um carrinho pode ser um criminoso disfarçado. Muitas famílias estão deixando Nova Cidade porque não aguentam mais viver nesse clima de insegurança”, relatou um morador, que também quis não se identificar.
Ação criminosa em Jardim Alcântara
O caso de Nova Cidade não é isolado. No último dia 21, em Jardim Alcântara, um motorista de aplicativo reagiu a uma tentativa de assalto praticada por dois homens que também se passavam por catadores. Minutos antes da reação, um dos suspeitos apontou uma suposta arma para o condutor. O motorista avançou com o carro, atropelou os dois e acabou matando um deles. O outro conseguiu escapar.
O motorista se apresentou na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), prestou depoimento e foi liberado. A Polícia Civil segue investigando o caso.
De acordo com a Polícia Civil, ainda não foi possível identificar o criminoso que conseguiu fugir. Ao que tudo indica, ele é um andarilho.
Procurada, a Polícia Militar informou que o 7º BPM (São Gonçalo) faz policiamento na região com o emprego de setores de radiopatrulha, motopatrulhas, viaturas posicionadas em pontos estratégicos e equipes do Regime Adicional de Serviço (RAS).
"Este ano, mais de 700 criminosos foram presos na área de atuação do batalhão entre os meses de janeiro e agosto", diz a nota.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!