Logo Enfoco


    Em fuga

    Norte-americano é preso por exploração sexual infantil no Rio

    Acusado usava nomes falsos para transportar crianças pela cidade

    Publicado 22/12/2025 às 21:13 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Investigação começou após alerta de motorista e envolveu cooperação internacional
    Investigação começou após alerta de motorista e envolveu cooperação internacional |  Foto: Divulgação

    Um cidadão norte-americano foi preso nesta segunda-feira (22) acusado de estuprar e explorar sexualmente crianças no Rio de Janeiro, após uma investigação da Polícia Civil que levou à sua localização no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde ele foi detido com apoio de forças de segurança estaduais e federais.

    A apuração começou no início de dezembro, a partir de um alerta feito por um motorista de aplicativo. Ele relatou que um passageiro, cadastrado com nome falso, solicitou uma corrida e, no ponto de embarque, embarcaram duas meninas menores de idade. Durante o trajeto, as crianças afirmaram que seriam levadas para encontrar um homem mais velho, estrangeiro, que não falava português. As menores não souberam informar como haviam feito contato nem o local exato de destino.

    Diante da suspeita, o motorista acionou a plataforma, que repassou o caso à Polícia Civil. Segundo a empresa, o usuário utilizava diferentes contas, com nomes falsos ou de terceiros, para solicitar corridas ao longo do tempo. Com base nessas informações, os agentes iniciaram um trabalho de inteligência em conjunto com a empresa de transporte e com a Agência de Segurança Interna dos Estados Unidos, o que levou à identificação do suspeito.

    As investigações apontaram ainda que, na última quinta-feira (18), o homem solicitou outra corrida no bairro do Rocha, no Rio, quando quatro meninas menores teriam embarcado com destino à região do Santo Cristo. A análise de perfis em redes sociais revelou que o estrangeiro se apresentava como “turista sexual” e “passport bro”, expressões associadas à exploração sexual em outros países mediante poder econômico.

    Os policiais também levantaram antecedentes criminais do suspeito em mais de 13 estados norte-americanos, incluindo registros por resistência à prisão, conduta desordenada e agressão a policial.

    Durante o monitoramento, a equipe identificou que o homem deixou o Rio e seguiu para São Paulo no sábado (20), com indícios de que planejava deixar o país. A partir disso, foi montada uma operação para impedir a fuga. Ele foi preso e teve o passaporte retido. Contra o suspeito, foram cumpridos mandados de prisão temporária pelos crimes de estupro de vulnerável e favorecimento à exploração sexual infantil, além de busca e apreensão.

    Na ação, os policiais recolheram cinco pen drives, sete cartões de memória, um notebook, cinco celulares, diversos bichos de pelúcia, um relógio com câmera oculta e chips de telefonia. Somadas, as penas previstas podem chegar a 34 anos de prisão.

    As investigações seguem em andamento para identificar possíveis cúmplices e apurar a existência de outras vítimas.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Neguinho da Beija-Flor puxa o samba na virada em Maricá

    Relacionados em Polícia