Guerra
Perseguição policial deixa um morto e seis baleados no Rio
Entre os feridos estão dois moradores
Uma perseguição que envolveu policiais militares e civis e criminosos que estavam em um carro terminou em uma intensa troca de tiros na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na madrugada desta quarta-feira (10). O confronto resultou em um morto e seis criminosos feridos, entre eles dois moradores de um prédio atingidos por balas perdidas.
De acordo com a Polícia Militar, durante a Operação Contenção, os policiais impediram um ataque armado que, segundo as investigações, seria realizado por integrantes do Comando Vermelho contra rivais do Terceiro Comando Puro, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio.
A operação reuniu agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA-CAP), da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e do 16º BPM (Olaria), que já monitoravam os movimentos da quadrilha havia semanas.
Segundo os agentes, o grupo criminoso — supostamente oriundo do Complexo da Penha, também na Zona Norte — teria saído da comunidade Juramentinho com a intenção de invadir o Para-Pedro, área controlada pelo TCP.
As investigações indicam que o grupo, ligado ao Juramentinho, vinha realizando ataques frequentes contra áreas do Amarelinho, dominadas pelo TCP. Em ações anteriores, criminosos chegaram a utilizar uniformes escolares para evitar suspeitas e surpreender os rivais.
Perseguição e feridos
A perseguição policial ocorreu na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., próximo à Estrada Coronel Vieira. Durante o cerco, um carro suspeito foi sinalizado para parar, mas os ocupantes desobedeceram à ordem e abriram fogo contra os policiais, dando início ao confronto.
Cinco homens, incluindo um adolescente, que estavam no veículo foram atingidos e encaminhados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Um deles não resistiu aos ferimentos.
No confronto, uma mulher e o filho, moradores de um prédio próximo, foram atingidos por balas perdidas. Eles também foram levados ao Hospital Getúlio Vargas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde de ambos.
Moradores relataram momentos de pânico durante a intensa troca de tiros.
Dentro do veículo usado pelos criminosos, os policiais encontraram um arsenal que incluía fuzis, pistolas, quatro carregadores de fuzil, dois carregadores de pistola, munições e um rádio de comunicação. O automóvel foi apreendido e encaminhado para perícia.
Entre os detidos, um é investigado por um assalto cometido em julho, em Mesquita. O adolescente ferido responde por ato infracional análogo a latrocínio ocorrido em abril, em São João de Meriti.
Operação
A operação faz parte da estratégia do Governo do Estado para conter o avanço territorial do Comando Vermelho, enfraquecendo suas frentes financeira, logística e operacional, além de capturar integrantes e lideranças da facção. Até o momento, a Operação Contenção contabiliza mais de 250 presos, 136 criminosos mortos em confronto e a apreensão de cerca de 460 armas — entre elas 189 fuzis — além de mais de 50 mil munições

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




