Coletiva

Polícia confirma 18 mortes em operação no Complexo do Alemão

Segundo autoridades, 16 são suspeitos de integrar uma facção

Operação no Complexo do Alemão durou 10 horas.
Operação no Complexo do Alemão durou 10 horas. |  Foto: Marcelo Tavares
  

A Secretaria de Estado da Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Polícia Civil anunciaram, em coletiva realizada na Cidade da Polícia, na noite desta quinta-feira (21), que a operação realizada no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, terminou com 18 mortes.

Leia+: Apontado como 'Matador de Policiais' é preso em operação no Alemão

Leia+: Alvos de megaoperação atuaram em roubo a banco de Niterói

Leia+: Moradores retiram corpos de dentro do Complexo do Alemão

Segundo o porta-voz da Polícia Militar, o tenente-coronel Ivan Blaz, 16 suspeitos de envolvimento om uma facção criminosa foram mortos, além de Letícia Marinho Sales, de 50 anos, e do cabo da PM Bruno de Paula Costa, de 38 anos.

De acordo com a PM, a operação tinha como alvo uma quadrilha especializada em roubos de veículos e roubos a bancos com os que ocorreram em municípios de Quatis, Niterói e na Baixada Fluminense. Representantes das forças de segurança do estado ainda acrescentaram que, entre os roubos de carga realizados pelos criminosos, constam roubos de óleo diesel para derramar em ladeiras quando estivessem ocorrendo operações visando dificultar o avanço de guarnições policiais.

Durante a coletiva, o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), tenente-coronel Uirá Ferreira, contou que a operação estava já estava sendo planejada e acrescentou que o grupo criminoso usava roupas similares a fardas policiais. 

Nós já temos alguns alvos no Complexo do Alemão. Essa facção criminosa está ligada desde o roubo de celular ao roubo a bancos. Eles procuram o confronto a todo tempo. Eles ganham notoriedade quando eles tem uma ação exitosa. A ação de hoje estava sinalizada no nível da Vila Cruzeiro. Hoje, eram 100 criminosos que se deslocariam com roupas da polícia. Uirá Ferreira, Comandante do BOPE
  

O delegado Ronaldo Oliveira, subsecretário operacional da Polícia Civil, informou que não há local intransponível no Rio de Janeiro para os policiais. Com o fim da operação, quatro indivíduos foram presos após tentarem fugir na região da Favela da Galinha.

Um homem, apontado como 'Matador de Policiais' no estado do Pará, foi baleado e preso sob custódia. Os policiais ainda apreenderam uma metralhadora.50, quatro fuzis e duas pistolas.

Mais cedo, a PM havia comunicado que cinco mortes tinham sido confirmadas. Contudo, moradores, que realizaram um protesto na Estrada do Itararé, trouxeram corpos em caçambas e em carros pessoais em direção a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão.

< 'Saiu sem querer', diz Roberto Carlos sobre ordem para calar a boca Freixo e Cesar Maia devem formar chapa para o Governo do Rio <