Fiscalização
Polícia descobre venda de gelo contaminado em praias do Rio
Perícia confirmou presença de coliformes fecais no produto

Coliformes fecais foram constatados em gelo vendido em praias do Rio, desencadeando uma operação da Polícia Civil, nesta segunda-feira (19). A fiscalização ocorreu nas praias da Barra da Tijuca e Recreio, ambas na Zona Oeste do Rio, após laudos periciais confirmarem a contaminação do produto.
Os policiais estão nas ruas cumprindo mandados de busca e apreensão, com o objetivo de verificar a qualidade da água utilizada na produção do gelo, além de apurar outros possíveis crimes relacionados ao processo de fabricação. Entre os alvos da operação estão empresas e endereços ligados à produção do gelo.
A investigação teve início em fevereiro deste ano, durante uma fiscalização conjunta realizada pela Delegacia do Consumidor (Decon), Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DPMA), Cedae, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA). Na ocasião, laudos periciais produzidos pela Cedae detectaram a presença de coliformes fecais nas amostras de gelo coletadas, evidenciando risco à saúde dos consumidores.
A operação desta segunda-feira conta ainda com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que atua na verificação da regularidade do consumo de água e de energia elétrica, além de investigar possíveis crimes ambientais e contra o consumidor.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!