Flagrante
Presa dupla que matou homem a pauladas no Centro do Rio
Crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (12)

Dois homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (12), suspeitos de agredir e matar a pauladas o boliviano Ronald Javier Taboada Castro, de 36 anos, em plena Praça Virgílio de Melo Franco, no Centro do Rio. O crime aconteceu por volta das 3h40 da madrugada, e os autores foram capturados pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) menos de 10 horas depois.
Segundo as investigações, a vítima, que vivia em situação de rua, foi atacada com um pedaço de pau e um paralelepípedo. Ronald morreu no local, antes de receber socorro. A motivação do assassinato ainda não está esclarecida.
Os presos foram identificados como Marcos Antônio de Martins, conhecido como “Piná”, e Nilson Nogueira de Jesus. Durante a abordagem no Centro, Marcos tentou fugir, mas foi perseguido e capturado pelos agentes da DHC.
A rápida identificação dos suspeitos foi possível após uma série de diligências de inteligência, com análise de imagens e monitoramento de movimentações na região.
Ligação com outro homicídio
Durante a investigação, a polícia descobriu que Marcos Antônio já era procurado por envolvimento em outro homicídio, ocorrido em abril de 2023, nos arredores do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo.
Na ocasião, a vítima, foi assassinada enquanto dormia na calçada. O ataque foi cometido com uma faca e um pedaço de madeira. Agentes do Programa Segurança Presente chegaram a reconhecer o autor pelas imagens, mas a identificação formal só foi possível após a prisão desta terça-feira.
De acordo com a DHC, Marcos Antônio atua com violência entre grupos de pessoas em situação de rua e seria um dos nomes mais influentes nesse cenário na região central da cidade desde 2023. Esta seria a segunda morte atribuída a ele com uso de extrema agressividade, em contexto de disputa de poder nas ruas.
A Polícia Civil segue investigando os casos para esclarecer as circunstâncias dos crimes e se há envolvimento de outros indivíduos nos ataques.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!