Violência
Saída da praia tem cenário caótico no Rio; veja vídeos
Cenas de vandalismo e arrastões marcaram domingo
O domingo (21) de sol e forte calor no Rio de Janeiro foi marcado por cenas de vandalismo, arrastões e furtos no pós-praia, em áreas movimentadas da cidade.
Testemunhas relataram uma confusão generalizada dentro de um ônibus da linha 483 (Penha – Ipanema), que começou na altura da passarela 6 e culminou em atos de vandalismo no túnel Marcelo Alencar, onde o veículo foi danificado.
"Quebraram o ônibus, como foi trabalhar?", dizia um passageiro, que acabou sendo prejudicado.
A situação se agravou com o surgimento de pessoas subindo no teto do ônibus da linha 476, que faz o trajeto Méier x Leblon. A superlotação dos veículos, somada à ação de baderneiros, transformou o transporte público em um verdadeiro caos, expondo mais uma vez a insegurança de quem depende desse serviço no Rio.
Além das denúncias de pessoas andando sobre os ônibus ainda pela manhã, à noite, arrastões e furtos ocorreram em Copacabana, onde imagens e vídeos mostram baderneiros não apenas acessando os telhados dos ônibus, mas também invadindo estabelecimentos comerciais na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
O que diz a PM
Em resposta aos recentes episódios de violência, a Polícia Militar informou que a Operação Verão foi realizada com o reforço de 1,5 mil policiais durante o final de semana, sem revelar se houve presos ou apreensões.
"Em toda a faixa litorânea, o patrulhamento foi realizado com viaturas, motocicletas e quadriciclos circulando também pela areia. Nas praias mais movimentadas, foram instaladas tendas como pontos de apoio aos policiais e de referência para a população", diz a nota.
Ainda segundo a PM, houve concentração de policiamento entre o Leme e o Pontal, com a utilização de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O patrulhamento reforçado também contemplou as ruas internas dos bairros das Zonas Sul e Oeste.
"O policiamento dos corredores estruturais de acesso à orla contou com o reforço de policiais do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas) e do BTM (Batalhão de Policiamento Tático de Motociclistas), atuando em conjunto com equipes das unidades operacionais de área".
Ao longo dessas vias, de acordo com a PM, os coletivos foram monitorados e houve operações nos terminais de ônibus e estações do Metrô.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!