Violência
Terror em Costa Barros: mortos após PM intervir em guerra
Uma idosa foi atingida por um tiro na cabeça e não resistiu
O clima de guerra voltou a tomar conta de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, durante a madrugada desta segunda-feira (27). Uma intensa troca de tiros entre policiais militares e criminosos no Complexo da Pedreira terminou com dois suspeitos mortos e três presos - dois deles baleados. Uma idosa de 60 anos também morreu após ter a casa invadida. Ela foi atingida com um disparo na cabeça.
Segundo a Polícia Militar, a ação emergencial foi uma resposta à tentativa de avanço de traficantes do Comando Vermelho (CV) sobre comunidades dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Na operação, os agentes apreenderam sete fuzis e encontraram seis carros roubados.
O confronto aconteceu horas depois de uma noite de pânico no domingo (26), quando moradores ficaram no meio do fogo cruzado. Um tiroteio intenso obrigou clientes e funcionários de um comércio local a se esconderem em banheiros e cozinhas. Uma caixa d’água chegou a ser atingida por disparos. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Mesmo com o cenário de tensão, a segunda-feira marcou a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, que ficou quase um mês fechada após ter sido invadida por criminosos no fim de setembro.
Na ocasião, dois pacientes foram agredidos e levados por traficantes, mas liberados pouco depois. A suspeita é de que tenha ocorrido um engano.
A PM informou que mantém ocupação por tempo indeterminado na região e contato direto com órgãos públicos para garantir o funcionamento dos serviços essenciais.
Posicionamento da PM
Procurada, a Polícia Militar informou que, "no fim da noite de domingo (26) e na madrugada desta segunda-feira (27), de acordo com policiais militares do 41º BPM, após informação de veículos com criminosos circulando na região, os agentes realizaram cerco e localizaram um carro sem placa na Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, bairro da Pavuna".
Neste momento, ainda de acordo com a PM, "os criminosos atiraram contra as equipes e houve confronto. Dois suspeitos foram feridos e socorridos ao Hospital Albert Schweizer, e outros dois foram encaminhados para a 39ª DP. Os policiais receberam novo alerta e realizaram buscas. As equipes foram novamente alvo de disparos. Um suspeito foi atingido e socorrido à mesma unidade de saúde. Na ação, cinco fuzis, uma granada e munições foram apreendidos. Seis carros foram recuperados".
Em Costa Barros, após confronto entre criminosos, "equipes do 41º BPM foram verificar uma denúncia de que um criminoso estaria escondido em uma residência, que foi atacada por criminosos rivais, na Estrada de Botafogo. No local, os policiais negociaram a rendição do criminoso que mantinha duas pessoas como reféns. Uma das vítimas foi socorrida a uma unidade de saúde. O criminoso foi conduzido para a delegacia. Dois fuzis foram apreendidos".

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




