Logo Enfoco


    Sem condições

    'Vampiro de Niterói': transferência para Jurujuba vira impasse

    Prefeitura diz que hospital não atende ao caso

    Publicado 26/02/2024 às 13:44 | Atualizado em 26/02/2024 às 14:34 | Autor: Giselle SantAnna e Manuela Carvalho
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Segundo a Prefeitura, o Hospital de Jurujuba não tem condições de receber o 'Vampiro de Niterói'
    Segundo a Prefeitura, o Hospital de Jurujuba não tem condições de receber o 'Vampiro de Niterói' |  Foto: Lucas Alvarenga

    Após a Justiça determinar que Marcelo Costa de Andrade, conhecido como 'Vampiro de Niterói', seja transferido para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, a Prefeitura de Niterói afirmou ao ENFOCO que a unidade de saúde "não atende às necessidades de acompanhamento do paciente citado" e que pediu a revisão da decisão judicial. 

    Preso desde 1993, Marcelo é o único interno do Hospital de Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, também em Niterói, e precisa ser transferido até o dia 18 de março deste ano, por ordem da juíza Roberta Barroso Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais. A ida para Jurujuba foi uma sugestão da Secretaria de Estado de Saúde diante da decisão de acabar com os manicômios judiciários.

    Marcelo admitiu que matou e bebeu o sangue das crianças
    Marcelo admitiu que matou e bebeu o sangue das crianças |  Foto: Reprodução

    Leia+: 'Vampiro de Niterói' irá para Hospital de Jurujuba

    No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclareceu que o município realizou uma reestruturação na rede de saúde mental, dentro das diretrizes da política antimanicomial e, atualmente, o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) não realiza mais internação de longa permanência, tendo seu funcionamento voltado para atendimento de emergência.

    Marcelo foi condenado pela morte de 14 crianças. Além de assassinar, ele bebia o sangue das vítimas. O 'Vampiro de Niterói' também abusou sexualmente das vítimas.

     

    Ainda segundo o órgão, após a estabilização do quadro, o usuário segue sendo assistido pela rede ambulatorial, como os Centros de Atenção Psicossocial, Residências Terapêuticas e ambulatórios.

     "Considerando esse novo perfil, o HPJ não atende às necessidades de acompanhamento do paciente citado", diz a nota da secretaria. 

    A Secretaria de Saúde de Niterói  esclarece ainda que não houve contato prévio com o Município antes da decisão judicial de transferência. Ao saber do caso realizou uma reunião com a equipe técnica estadual para solicitar a revisão da decisão..

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Cantor de sertanejo é morto a tiros na frente da família em SP

    Próximo artigo
    >

    Morre mulher de 33 anos que se queimou ao fritar ovo

    Relacionados em Polícia