Violência

Vídeo mostra policial morto por militares sendo jogado em van

Corpo foi encontrado três dias após o crime

Rio de Janeiro - Um vídeo gravado na sexta-feira (13) registrou o momento em que o Policial Civil Renato Couto Mendonça é imobilizado por militares da Marinha e colocado dentro de uma van das Forças Armadas. O veículo foi usado pelo grupo para transportar o corpo do agente, da Zona Norte do Rio até o munícipio de Japeri, na Baixada Fluminense, onde o corpo foi jogado no rio Guandu. 

Leia+: Corpo achado em rio é do policial morto por militares, diz família.

  

Apesar da baixa resolução, é possível perceber que o papiloscopista é agredido pelos militares e, momentos depois, colocado no veículo. Os três homens também entram na van e saem do local. Toda a ação dura cerca de dois minutos.  

Leia+: Militares pretendiam vender arma de policial assassinado

Dono do ferro-velho onde o crime aconteceu, o sargento Bruno dos Santos Lima disse, em depoimento, que não sabia precisar se o policial estava vivo no momento em que foi jogado no rio. 

O laudo da necropsia aponta que Renato Couto estava com água no pulmão e que a causa da morte em decorrência  de uma hemorragia provocada por arma de fogo, seguida de asfixia mecânica por conta de afogamento. 

O corpo do policial será enterrado nesta terça (17) no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

Os três militares e o pai de um deles estão presos.

Leia+: Justiça mantém prisão de envolvidos na morte de policial no Rio

< Juliette responde à alfinetada de atriz; entenda a treta Gabriela Pugliesi revela que está grávida de um menino <