Polêmica
Garotinho promete bomba contra Eduardo Paes em ano de eleição
Prefeito do Rio reagiu às ameaças do ex-governador do Rio

As acusações feitas pelo ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) sobre a concessão dos cemitérios do Rio de Janeiro ganharam um novo capítulo após uma reação dura do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Em publicações nas redes sociais, neste domingo (28), Garotinho afirma que houve negociata, favorecimento e falta de humanidade na entrega da administração dos cemitérios à empresa Rio Pax. As declarações são alegações e ainda não foram comprovadas pela Justiça.
"Depois de um longo e minucioso trabalho investigativo, apuramos os detalhes da negociata que entregou a administração dos cemitérios da cidade do Rio à concessionária", revelou Garotinho.
Segundo ele, o processo teria envolvimento do prefeito e do irmão dele, Guilherme Paes, sócio-diretor do BTG Pactual.
"O negócio teve participação direta do banqueiro Guilherme, irmão de Eduardo", acusou o ex-governador, que também falou em “manobras licitatórias e ameaças a concorrentes”.
Garotinho afirma ainda que o mesmo grupo econômico atua em outros setores, como o lixo urbano, e cita uma suposta licitação milionária na Comlurb. Para ele, o maior problema estaria no tratamento dado à população.
"As humilhações que as famílias têm sido submetidas nos cemitérios administrados pela Rio Pax não merecem apenas uma postagem", disse, afirmando que há várias ações na Justiça.
O ex-governador anunciou que vai lançar uma minissérie nas redes sociais, em um ano eleitoral marcado pela escolha de candidatos para diversos cargos: presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
"A partir de março, apresentaremos a minissérie ‘Nem os Mortos Escapam’", prometeu. “Vai mostrar a que ponto a crueldade pode atingir o caráter de um homem público", ameaçou Anthony Garotinho.
Questionado pelo ENFOCO, Garotinho ainda não informou se possui documentos ou provas formais que sustentem as acusações feitas e se denúncias já foram encaminhadas ao Ministério Público ou a outros órgãos de controle.
Resposta de Eduardo Paes
Após as acusações, o prefeito Eduardo Paes respondeu de forma direta nas redes sociais, sem entrar no mérito das denúncias. Em sua publicação, ele escreveu:
“Vagabundo presidiário (5x). Vai tomar mais um processo! Aqui você não se cria! Tá achando que eu sou igual sua laia? Minha família não depende de política igual a você e sua corja!”, finalizou.
Até o momento, a Prefeitura do Rio, a empresa Rio Pax e a BTG Pactual não apresentaram esclarecimentos técnicos sobre a concessão dos cemitérios. O caso segue no campo do embate político e das declarações públicas.

Ezequiel Manhães
Redator
Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



