Logo Enfoco


    Eleições

    'Povo está definindo o Brasil que deseja'; diz Lula após voto em SP

    Candidato estava acompanhado de aliados do partido

    Publicado 30/10/2022 às 9:30 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Lula mostra comprovante de votação e o beija
    Lula mostra comprovante de votação e o beija |  Foto: Reprodução

    O candidato e ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou para votar neste domingo (30) na escola estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

    Ele chegou no colégio eleitoral por volta das 9h15. Apoiadores do candidato aguardavam ele em frente ao colégio desde cedo.

    "Hoje possivelmente seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, por que hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer", afirmou à imprensa após votar", disse o candidato.

    Lula chegou acompanhado de Geraldo Alckmin (PSB), seu vice, sua esposa Janja, Gleisi Hoffmann, presidente do PT e Fernando Haddad, candidato do partido ao governo de São Paulo. 

    Trajetória

    No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).

    Pela legenda, se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi eleito para o posto mais alto do país em 2002, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, sendo sucedido por sua então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.

    Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. As condenações foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Segurança de Zambelli é preso após disparos contra homem em SP

    Próximo artigo
    >

    Veja o resultado da eleição em urnas finalizadas no exterior

    Relacionados em Política