Skip to content

Região

Risco de rolamento de pedra no Maceió em Niterói

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


Moradores do bairro Maceió, em Niterói, estão preocupados com o risco de deslizamento de uma pedra sobre imóveis na Rua Fernando Costa Machado. De acordo com a população, a Defesa Civil do município já foi até o local e interditou algumas residências, mas eles alegam não ter para onde ir.



Pedra caindo em Pndotiba 8
Moradores receberam um documento da Defesa Civil orientando a saída do local. Foto: Ibici Silva.



A cuidadora de idosos, Michele Oliveira, moradora de uma das casas em risco, contou que precisou sair da residência para morar na casa do ex-marido com medo de um tragédia acontecer.



“A Defesa Civil já veio aqui e pediu para gente procurar um lugar mais seguro, disseram que não tem nem dia e nem hora para a pedra deslizar, mas sabem que uma hora vai rolar. Pediram para gente sair, embora não possam nos obrigar. Deram um papel para gente dar entrada no aluguel social e no programa ‘Minha Casa Minha Vida’ e enquanto isso a gente se vira como pode”, contou a cuidadora de idosos.



Ela contou ainda, que funcionários da Defesa Civil informaram que blocos das pedras podem cair a qualquer momento, mesmo sem a ocorrência de fortes chuvas.



Pedra caindo em Pndotiba 5
Moradores temem que deslizamento ocorra a qualquer momento. Foto: Ibici Silva.



Eduardo Silva, que também morava em uma das casas localizadas abaixo da pedra, revela que teve que mudar para a casa do sogro, já que sua esposa teve bebê recentemente e eles não sabem o que pode acontecer.



“A Defesa Civil ficou de trazer um drone para verificar melhor os riscos de deslizamento da pedra, mas já faz um mês mais ou menos e até agora não voltaram. A gente fica com medo, tem muitos vizinhos que não tem para onde ir e estão morando lá ainda”, desabafa.



De acordo com a Prefeitura de Niterói, a Defesa Civil já realizou vistoria no local e encaminhará relatório para a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) para análise técnica sobre obras na região, porém não divulgou a data para a vistoria e se as famílias em risco estão recebendo assistência do Executivo.



Obras



Na última quarta-feira (17), 56 áreas entraram para a lista considerada de ‘risco muito alto’, a mais alta na escala divulgada pelo relatório da Defesa Civil.



O levantamento apontou que 1534 famílias vivem em situação de risco. O relatório foi apresentado pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael.



Maceió é um dos bairros que receberá obras de contenção na Rua M, na localidade conhecida como Morro da Viração, mas a região em que vivem as famílias na Rua Fernando Costa Machado não consta entre áreas para receber obras imediatas.




Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Anatel passará a exigir reconhecimento facial para evitar fraudes e golpes
Brasil & Mundo

Anatel vai exigir biometria facial para manter linhas de telefone no ar em 2027

Obras no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu
Maricá

Mais ruas de Itaipuaçu, em Maricá, recebem obras após anos de espera

Celebridades

Sasha Meneghel anuncia gravidez do 1º filho com João Lucas

Segurança Pública

Fim da linha para líder de quadrilha especializada em roubos de imóveis de luxo em Niterói