Logo Enfoco


    Tecnologia

    Jovens apostam na IA para conseguir vaga de emprego

    Pesquisa foi divulgada na última semana

    Publicado 06/12/2025 às 8:00 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O impacto da tecnologia também aparece com força no ambiente educacional
    O impacto da tecnologia também aparece com força no ambiente educacional |  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

    Uma nova pesquisa revela um dado contundente sobre o futuro profissional no país: 80% dos jovens acreditam que o conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA) é fator impactante para conseguir emprego, mostrando que a tecnologia já deixou de ser tendência e passou a ser requisito para quem busca espaço no mercado.

    O estudo, realizado pela Nexus e pela Demà, ouviu 2.016 jovens entre 14 e 29 anos em todas as unidades da federação, entre 14 e 20 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de confiança.

    Além da percepção majoritária sobre o peso da IA na empregabilidade, o levantamento aponta que apenas 11% dos jovens acreditam que o domínio dessas ferramentas não influencia na conquista de uma vaga. Outros 3% avaliam que o conhecimento em IA pode ser até prejudicial, enquanto 2% não souberam responder.

    O impacto da tecnologia também aparece com força no ambiente educacional. Segundo o estudo, 69% dos entrevistados afirmam que ferramentas de IA podem ajudar no processo de aprendizagem, embora 24% vejam potencial prejuízo e 7% permaneçam indecisos. Na prática, o uso já é massivo:

    – 83% utilizam IA para pesquisas gerais ou acadêmicas;

    – 71% acreditam que o recurso ajuda no dever de casa e em atividades escolares ou universitárias;

    – 70% usam para traduzir textos;

    – 67% para resumir ou corrigir publicações.

    O levantamento também revela que a IA estimula a criatividade e a produção de conteúdo: 66% dos jovens usam as ferramentas para gerar novas ideias, 63% para criar imagens, 62% para escrever novos textos e 52% para preparar apresentações ou relatórios.

    Para o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno, os números mostram uma transformação irreversível na forma como estudantes lidam com conhecimento e produtividade.

    “É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, destacou.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Roda de samba em Niterói homenageia Tia Doca com protagonismo feminino

    Relacionados em Brasil & Mundo