Investigações

Mochila é encontrada em área de busca a indigenista e jornalista

Notebook e um par de sandália também estavam no local

Material foi encontrado por Bombeiros próximo a casa de suspeito.
Material foi encontrado por Bombeiros próximo a casa de suspeito. |  Foto: Reprodução g1
 

O Corpo de Bombeiros do Amazonas encontrou neste domingo (12) uma mochila com um notebook e um par de sandálias que podem corresponder ao desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

O material foi encaminhado para a perícia para identificar se pertencem a dupla ou não. Ambos estão desaparecidos desde o último domingo (5) após uma expedição no Vale do Javari, no Amazonas.

Leia+: Desaparecimento de indigenista e jornalista: o que se sabe?

De acordo com o coordenador da equipe de Bombeiros do Atalaia do Norte, Barbosa Amorim, os objetos foram encontrados próximos a casa do pescador Amarildo Costa de Oliveira, também conhecido como "Pelado". O homem é o principal suspeito de ter cometido um crime contra os desaparecidos.

Foi encontrado próximo à casa dele. Na comunidade de São Gabriel. A partir do local em que encontramos hoje essas mochilas, nós vamos dar continuidade nos mergulhos, principalmente nas árvores próximas, para nos certificar que não há nenhum outro material ali amarrado. Barbosa Amorim, Bombeiro
  

O material estava amarrado em uma árvore dentro de uma vegetação submersa, conhecida como Igapó.

Uma manifestação neste domingo (12) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi realizada para pedir agilidade nas buscas.

Nova embarcação

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou, também neste domingo (12), ter encontrado uma nova embarcação na mesma região em que são realizadas as buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips. 

“O que a equipe de busca encontrou foi um possível local onde vestígios, observados na beira de barranco, apontam que uma embarcação poderia ter sido arrastada no local. Essa informação foi repassada às autoridades responsáveis pelas investigações e, por essa razão, o local foi isolado pelas autoridades competentes para que a busca e a perícia sejam realizadas”, diz o informe assinado pelo procurador jurídico da Univaja, Eliésio Marubo.

Ainda segundo o comunicado, nas proximidades do local foi encontrada também uma embarcação que pode ser de propriedade de Amarildo da Costa Oliveira, detido para investigação.

"A informação sobre a propriedade da embarcação ainda precisa ser confirmada pelos responsáveis pelas investigações", ressalta o documento.

< Justiça mantém prisão de suspeitos de matar idosa e diarista no Rio Caso Henry Borel: Justiça nega suspensão de depoimento de Jairinho <