Skip to content

Brasil & Mundo

PF faz operação contra tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa

Redação | Publicado em:

Divulgação/PF



Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para investigar um esquema de tráfico internacional de mulheres para exploração sexual na Europa.

De acordo com a Polícia Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, além de um mandado de prisão preventiva, com o objetivo de coletar provas e aprofundar as investigações sobre a estrutura e o funcionamento do grupo responsável pelo aliciamento e envio das vítimas ao exterior.



Na operação também foi determinado o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados, totalizando até R$ 6,6 milhões, bem como a apreensão de quatro passaportes e o impedimento de que as respectivas investigadas deixem o país.

Ainda segundo a PF, as investigações tiveram início em maio de 2024 e indicam que o grupo aliciava mulheres brasileiras, especialmente com perfil de modelos, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. As vítimas eram atraídas com promessas de altos ganhos, passagens e hospedagem, mas, ao chegarem ao exterior, eram submetidas a condições degradantes, jornadas exaustivas, ameaças, retenção de documentos, exploração financeira e violência física e psicológica.

Com isso, foi instaurado um inquérito policial com base em elementos obtidos durante as diligências e na colaboração de uma das vítimas, que relatou detalhes sobre a atividade da rede criminosa após retornar ao Brasil.



A investigação também identificou a participação de pessoas no território nacional, especialmente no Distrito Federal, que auxiliavam no recrutamento e agenciamento das vítimas, inclusive organizando atendimentos realizados na Europa.

Por fim, a Polícia Federal informou que a investigação prossegue com o objetivo de identificar todos os envolvidos e responsabilizar os autores pelos crimes cometidos. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de pessoas.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Previsão do tempo em Niterói e São Gonçalo
Região

Previsão do tempo indica chuva e trovoadas em Niterói e São Gonçalo

Trânsito na chegada ao Rio tem lentidão na BR-101, RJ-104 e em Niterói
Região

Trânsito parado nos principais acessos à Ponte Rio-Niterói

Eduardo Bolsonaro questiona resultado eleitoral e pede pressão internacional após vitória de Lula
Política

Eduardo Bolsonaro questiona resultado eleitoral e pede pressão internacional após vitória de Lula

Lula é reeleito e encontra Congresso virado à direita e crise de ministros no Supremo
Política

Presidente Lula é reeleito nas eleições 2026, mas e agora?