Logo Enfoco


    Aos poucos

    Enel garante ter restabelecido energia para 96% dos clientes

    Empresa diz manter equipes nas ruas para concluir reparos

    Publicado 11/12/2025 às 19:52 | Atualizado em 11/12/2025 às 20:35 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Aneel acompanha os reparos após temporal que afetou o estado
    Aneel acompanha os reparos após temporal que afetou o estado |  Foto: Banco de imagens / Shutterstock

    Mais de 24 horas depois das rajadas de vento que surpreenderam Niterói e São Gonçalo na manhã de quarta-feira (10), muitos moradores ainda convivem com as consequências. Em nota, a Enel afirma ter “normalizado o fornecimento de energia para 96% dos clientes impactados” nesta quinta-feira (11), mas, nas ruas e redes sociais, a sensação é de desgaste após um dia inteiro de espera e incertezas.

    Segundo relatos, os pontos mais afetados foram bairros como Santa Rosa, Badu, Itaipu, Piratininga, Centro, Fonseca e São Lourenço, em Niterói. Já em São Gonçalo, moradores de Alcântara, Trindade, Mutuá, Califórnia, Porto do Rosa, Neves e São Miguel relataram oscilações e longos períodos sem luz.

    “Em Niterói estamos há quase 48h sem energia e a @EnelClientesBR nada faz para remediar isso”, escreveu um internauta. Outro morador relatou que a previsão de retorno mudou várias vezes: “A previsão era de 13h de ontem (quarta), depois às 00h de hoje, já foi 15h e agora a Enel nem dá mais previsão, só fala que estão trabalhando”.

    Em São Gonçalo, a instabilidade também foi motivo de críticas. “Boassú, já faltou luz umas 10 vezes hoje (quinta)”, comentou uma moradora. No Centro da cidade, um cliente descreveu oscilações durante a tarde: “Estava no Partage mais cedo e a luz ficou indo e vindo, várias vezes”.

    O que diz a Enel

    A concessionária informou que "reforçou o número de equipes em campo e realizou manobras remotas para reduzir o total de clientes afetados". Segundo a empresa, "a Região Serrana, Magé e Niterói estão entre as áreas mais atingidas pelo temporal, que veio acompanhado de ventos que chegaram a 105 km/h em alguns pontos. A queda de árvores e galhos também atrasou o acesso de técnicos a trechos isolados".

    A empresa também orienta que, em situações de contingência, os consumidores utilizem os canais digitais de atendimento para maior agilidade: o site da Enel, o aplicativo para Android e iOS e o WhatsApp Elena, no número (21) 99601-9608.

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) declarou "estar monitorando a situação no estado e acompanhando o restabelecimento dos serviços".