Irregularidade
Turma no barulho: mais de 30 motociclistas são autuados em Niterói
Operação abordou 212 condutores na zona sul da cidade

Motociclistas que circulam por Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foram alvos de mais uma ação prefeitura, com fiscalização voltada à redução da poluição sonora provocada por motos. Coordenadas pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), a operação foi realizada na noite desta segunda-feira (3), resultado em 39 autuações e cinco multas.
Equipes da NitTrans fizeram uma blitz na Rua Miguel de Frias, no bairro de Icaraí, na zona sul da cidade. A operação abordou 212 motociclistas. Desse total, cinco condutores foram multados por utilizarem escapamentos irregulares. Dois deles realizaram a substituição imediata do equipamento e foram liberados após a correção.
“Estamos trabalhando com o objetivo de reduzir o barulho nas ruas que incomoda a população de uma forma geral. Nossas ações são educativas. Não temos a intenção de tirar o veículo de ninguém. Os motociclistas têm a oportunidade de fazer a troca do cano de descarga pelo original e sair com sua moto do local”, explicou o presidente da NitTrans, Nelson Godá.
Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
A operação contou com o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal, de policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar e do programa Segurança Presente. De caráter itinerante, as fiscalizações percorrem diferentes bairros de Niterói com o objetivo de orientar, conscientizar e coibir práticas que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com a legislação, alterar o escapamento original da motocicleta é uma infração sujeita a multa. Durante as abordagens, os condutores flagrados com canos adulterados têm a oportunidade de fazer a troca pelo equipamento original no próprio local, evitando a apreensão do veículo.
A iniciativa tem amparo na Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a adotar medidas contra a emissão excessiva de ruídos sonoros. Além de reforçar a importância da educação no trânsito, a norma prevê multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem utiliza escapamentos alterados ou dispositivos que ampliem o som do motor.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




