Logo Enfoco


    Resolução

    Entregas em condomínios: nova regra sobre onde o pedido será deixado

    Medida foi tomada em reunião com aplicativos e entregadores

    Publicado 23/09/2025 às 15:16 | Atualizado em 23/09/2025 às 15:36 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Novas regras serão publicadas até o final desta semana
    Novas regras serão publicadas até o final desta semana |  Foto: Banco de imagens /Freepik

    Aplicativos e estabelecimentos que operam com serviço de delivery no estado do Rio deverão informar, antes da finalização do pedido, se a entrega será realizada na porta do consumidor (apartamento, casa ou sala comercial) ou na portaria, recepção, guarita ou em outro ponto de controle de acesso do condomínio. 

    A medida foi definida, na segunda-feira (22) em reunião entre representantes de plataformas de entrega e associações de entregadores mediada pela Secretaria Secretaria de Estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ. 

    De acordo com órgãos públicos estaduais, a resolução que estabelece as novas diretrizes para assegurar ao consumidor o direito à informação prévia e clara sobre as condições de entrega serão publicadas até final desta semana. 

    A resolução também vai determinar, segundo a Sedcon o Procon RJ, que as informações estejam em destaque na interface da plataforma e acessíveis em todas as etapas da compra. Além disso, ficará proibido exigir que o consumidor se desloque para local diferente do previamente informado para receber o pedido.

     As empresas terão 30 dias, a partir da publicação, para se adequar às novas regras, e o descumprimento sujeitará os infratores às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

    "Essa informação evita conflitos, garante segurança e traz mais transparência ao serviço de delivery em todo o estado. É uma vitória para quem consome e também para os trabalhadores que atuam nesse setor", afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca. 

    O Grupo de Trabalho, formado por representantes da SEDCON, do Procon-RJ, das plataformas de delivery, do Secovi Rio e de associações de entregadores, seguirá discutindo novas demandas, como a regulamentação das entregas para consumidores com mobilidade reduzida.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Líder do tráfico em oito comunidades é preso no Rio

    Relacionados em Rio