Logo Enfoco


    Exclusivo

    Alexandre Ceotto, ex-candidato a vice-prefeito de Niterói, é preso

    Ele é acusado de participar de furto cinematográfico

    Publicado 04/11/2025 às 12:53 | Atualizado em 04/11/2025 às 17:30 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Mandado de prisão preventiva contra o empresário foi expedido em 13 de abril
    Mandado de prisão preventiva contra o empresário foi expedido em 13 de abril |  Foto: Reprodução

    O empresário Alexandre Ceotto André foi preso nesta segunda-feira (3). Fontes ligadas à investigação confirmaram ao ENFOCO que ele se entregou na Delegacia do Consumidor (Decon), no Rio de Janeiro, na companhia do advogado.

    Ceotto é ex-candidato a vice-prefeito de Niterói e apontado por investigadores da 76ª DP (Niterói) como o mentor de um furto cinematográfico ao apartamento de um amigo, localizado no bairro do Gragoatá, em Niterói.

    O mandado de prisão preventiva contra o empresário havia sido expedido em 13 de abril deste ano, e desde então agentes da 76ª DP vinham realizando diligências para localizá-lo.

    De acordo com as investigações, Ceotto teria planejado o crime acreditando que o dono do imóvel guardava cerca de 1 milhão de dólares em casa.

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a prisão. Segundo a Seap, "Alexandre Ceotto André encontra-se no presídio José Frederico Marques desde segunda (3)". 

    Furto cinematográfico

    O caso ganhou destaque pela forma inusitada com que o furto foi executado. Segundo a polícia, um advogado que atuou como comparsa do empresário utilizou uma máscara de silicone realista para disfarçar a identidade durante a ação.

    Imagens de câmeras de segurança do prédio ajudaram a polícia a identificar os suspeitos e embasar o pedido de prisão.

    O que diz a defesa 

    O advogado de Alexandre Ceotto André, Thiago Minagé, enviou uma nota ao ENFOCO. "Trata-se de processo protegido por segredo de justiça. A decisão que determinou o referido segredo tem por finalidade proteger todas as informações constantes no processo para evitar o acesso de pessoas não envolvidas. Logo, em respeito ao judiciário e a todos os envolvidos, a defesa se reserva ao direito de se manifestar apenas nos autos do processo". 

    Atuação na política

    Além de empresário, Ceotto também teve passagem pela vida pública. Ele foi subsecretário de Relacionamento Institucional no governo de Wilson Witzel, entre janeiro e julho de 2019, e assessor parlamentar do deputado estadual Rodrigo Amorim, de setembro de 2021 a janeiro de 2022.

    Mais recentemente, exerceu o cargo de diretor de Desenvolvimento Metropolitano Integrado do Instituto Rio Metrópole (IRM), vinculado ao Governo do Estado do Rio, entre junho de 2022 e novembro de 2023.

    Ezequiel Manhães

    Ezequiel Manhães

    Redator

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Homem espancado em São Gonçalo: agressor disse que iria matá-lo

    Relacionados em Polícia