Ilegal
Clínicas de estética são inteditadas em Niterói
Equipamentos proibidos pela Anvisa foram apreendidos

Duas clínicas de estética foram interditadas em Niterói após uma fiscalização identificar o uso de equipamentos de bronzeamento artificial, prática proibida no Brasil por oferecer riscos à saúde. A ação aconteceu no Centro da cidade e no bairro de Itaipu, na Região Oceânica. Os nomes e os endereços dos estabelecimentos não foram divulgados pelas autoridades.
A operação foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Civil, por meio da 81ª DP (Itaipu), e integra a segunda fase da Operação Pharmakon. Durante a vistoria, os agentes encontraram máquinas que emitem radiação ultravioleta, cuja utilização é vetada desde 2009 por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além dos equipamentos, a fiscalização apreendeu 52 lâmpadas de radiação UV e constatou uma série de irregularidades sanitárias. Entre os problemas estavam o uso e o armazenamento de produtos vencidos, a falta de controle adequado de substâncias e falhas que colocavam em risco a segurança dos clientes, especialmente pela exposição inadequada à radiação ultravioleta.
As responsáveis pelas clínicas foram notificadas e levadas à 81ª DP para prestar esclarecimentos. Segundo os órgãos envolvidos, o uso desse tipo de equipamento pode provocar queimaduras, lesões na pele e, a longo prazo, aumentar as chances de desenvolvimento de câncer de pele.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




