Logo Enfoco


    Rastreio

    Donos de 1,4 mil celulares furtados têm aparelhos devolvidos

    A entrega foi feita em vários pontos do Rio

    Publicado 22/07/2025 às 18:03 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A Polícia comunicou novos usuários de aparelhos roubados que deveriam devolver os dispositivos em até 72 horas
    A Polícia comunicou novos usuários de aparelhos roubados que deveriam devolver os dispositivos em até 72 horas |  Foto: Divulgação / Polícia Civil

    A Polícia Civil do Rio de Janeiro devolveu, nesta terça-feira (22), 1.400 celulares recuperados aos donos. A ação faz parte da "Operação Rastreio", iniciativa criada para combater o roubo e a receptação de aparelhos no estado. A entrega foi feita em vários pontos, com destaque para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, onde cerca de 700 aparelhos foram restituídos.

    Outros 400 celulares foram devolvidos na Baixada Fluminense e 300 em regiões da Metropolitana e no interior do estado. Desde o início da operação, mais de 270 pessoas foram presas e cerca de 5 mil aparelhos foram recuperados.

    "Essa fase é só o início. Desde maio, já são mais de 270 presos e cerca de 5 mil aparelhos recuperados. O celular é um bem muito importante na vida das pessoas, seja para trabalho ou na vida pessoal, com dados e fotos que são muitas vezes memórias insubstituíveis. Estamos aqui devolvendo hoje esses telefones, mas a Operação Rastreio é permanente", afirmou o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

    Entre os que tiveram o aparelho de volta está Adriana, assaltada em março no Centro do Rio. "Ainda tenho a dívida para pagar, mas agora posso comemorar que tenho de volta o meu bem. Vou continuar pagando, agora com a felicidade de que ele está de volta para mim, graças à Polícia Civil", disse.

    Em junho, a Polícia Civil comunicou cerca de 3 mil novos usuários de aparelhos roubados que deveriam devolver os dispositivos em até 72 horas. Cerca de mil pessoas procuraram as delegacias voluntariamente. Quem não entregou o celular será indiciado por receptação.

    Márcio, que teve o celular furtado durante um jogo de futebol, recebeu a notificação enquanto trabalhava. "Perder um bem é sempre muito frustrante, mas quando a Polícia enviou a mensagem eu comemorei na hora. Ações de inteligência como esta, precisamos todos parabenizar pelo trabalho muito bem feito. Obrigado!", declarou.

    Além da repressão ao crime, a operação busca conscientizar a população. Em 1º de julho, foi lançado o aplicativo Celular Seguro RJ, onde é possível cadastrar o IMEI do aparelho e consultar se há alguma restrição antes da compra. O sistema é atualizado em tempo real com dados de ocorrências registradas.

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Clima julino 'pede' um bolo de milho cremoso

    Relacionados em Polícia