Violento
Ex-PM do Bope é preso por treinar traficantes no Rio
Ronny Pessanha também é acusado de lavagem de dinheiro

Um ex-policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi preso nesta segunda-feira (24) durante a operação "Contenção", realizada pela Polícia Civil. Ronny Pessanha de Oliveira, conhecido como "Caveira", é apontado como peça-chave na logística do Comando Vermelho e no treinamento de traficantes.
De acordo com as investigações, Pessanha operava diretamente em aliança com lideranças do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. Além de atuar no tráfico, ele é suspeito de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro, realizada em conjunto por meio de uma empresa de segurança patrimonial, utilizada como fachada para movimentações ilícitas.
A Polícia Civil informou ainda que o ex-PM é suspeito de exercer controle violento sobre empreendimentos imobiliários em comunidades como Muzema, Tijuquinha, Morro do Banco e Sítio do Pai João. Armado com fuzis, ele expulsava moradores e tomava posse de imóveis, incorporando-os à estrutura criminosa.
Outras prisões anteriores
Esta não é a primeira vez que Ronny é preso. Em 2020, foi alvo de uma operação contra a milícia de Rio das Pedras e da Muzema, sendo apontado como parceiro de Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, filho de um dos chefes do grupo paramilitar na região.
Já em março de 2024, ele foi detido na Muzema portando uma pistola ilegal dentro de um carro de luxo avaliado em R$ 220 mil, mas obteve liberdade após pagar fiança.
Excluído da Polícia Militar em dezembro de 2020 por indisciplina, ele passou pelo 41º BPM (Irajá) e pelo 9º BP (Rocha Miranda) antes de ingressar no Bope.
A operação "Contenção" tem como objetivo frear a expansão do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio, atingindo diretamente seus principais articuladores. Durante a ação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão temporária.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!