Entrevista exclusiva
Fim de ano: saiba as novidades do Segurança Presente em Niterói
Coordenador do programa revela o plano de ação nas ruas

Os niteroienses têm tudo para ter um fim de ano tranquilo. Isso porque com 90% das obras concluídas, a cidade vai ganhar uma nova e ampla base do Segurança Presente no Centro.
E, para garantir que ninguém fique desprotegido durante as festas, os agentes não terão folga neste período. Tudo para coibir roubos e garantir a segurança de quem vai às compras de Natal e Ano Novo.
A nova estrutura, feita em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), deve ser entregue entre dezembro e o início de 2026.
“Agora estamos na fase final: ajustes de mobília, layout de fachada. Acredito que, em dois meses, a nova sede será entregue. Os policiais terão um local digno para trabalhar”, revelou ao ENFOCO o Major Thiago Martins, coordenador do programa em Niterói.
A nova base ficará perto do 12º BPM (Niterói), em frente à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG).
“É uma área estratégica, perto também de órgãos municipais e de centros comerciais como o Mercado Municipal de Niterói e grandes supermercados da região. Tudo foi pensado estrategicamente. Acreditamos que, até o final de dezembro ou início de janeiro, a nova sede estará em funcionamento”, completou.

Efetivo
O Segurança Presente conta hoje com uma média de 240 agentes distribuídos entre as bases do Centro, Icaraí e Região Oceânica. Parte desses policiais atua voluntariamente nas folgas, o que mantém as ruas vigiadas praticamente 24 horas por dia. Mas segundo o major, o efetivo fixo é de cerca de 50 policiais.
Com o reforço diário, nossa operação chega a contar com mais de 200 agentes por dia, o que torna a operação de Niterói a maior do estado
- Base Centro: contempla os bairros do Centro, Fonseca, Barreto, São Domingos;
- Base Icaraí: cobre os bairros Icaraí, Vital Brasil, Santa Rosa, São Francisco, Charitas e Jurujuba;
- Base Região Oceânica: atende os bairros Cafubá, Fazendinha, Santo Antônio, Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Santa Bárbara.
Prisões
Martins destaca, ainda, a integração do programa com todos os órgãos envolvidos na segurança pública, seja nas esferas municipal, estadual e federal. Os números mostram o resultado dessa parceria: 234 prisões em flagrante e 76 mandados de prisão cumpridos entre janeiro e setembro deste ano. A maioria dos detidos, cerca de 90%, são homens entre 18 e 30 anos. No período analisado, 343 suspeitos foram conduzidos às delegacias.

“Os roubadores são o principal foco. Prendemos alguns elementos que, sozinhos, chegavam a praticar trinta ou quarenta roubos em um período curto. Quando identificamos e prendemos esses elementos, os números despencaram”, afirmou o major, que assumiu o comando da operação em Niterói em janeiro deste ano.
Quando questionado sobre casos de criminosos liberados pela Justiça, o major Thiago Martins enfatiza que há certa desconexão da realidade.
”O meu papel é atuar na prevenção e na repressão quando o crime ocorre, além de promover a cidadania. Mas a gente percebe que as leis, hoje, estão um pouco desconectadas da realidade social. Talvez precisem de uma atualização para acompanhar o que a sociedade clama”, opina.
WhatsApp é aliado

Um dos segredos para os bons resultados do Segurança Presente em Niterói está bem perto da população: no celular. Mais de 15 mil pessoas estão conectadas em grupos de WhatsApp ligados ao programa, sendo uma verdadeira rede de vigilância cidadã: moradores avisam quando algo estranho acontece, e as equipes entram em ação rapidamente.
“Hoje, os grupos de WhatsApp são nossa principal ferramenta de comunicação. Temos grupos espalhados por toda a cidade: desde a Região Oceânica até Icaraí, Centro, Charitas, São Francisco, Barreto e Santa Bárbara”, contou o major Thiago.
De acordo com ele, isso faz toda a diferença:
“Niterói, embora esteja entre o Rio e São Gonçalo, consegue viver dentro de uma ‘bolha’ de segurança. Hoje não temos mais uma grande mancha criminal. Os roubos são espaçados, variam conforme o local e o horário. A gente busca estar próximo da população e do comércio, promovendo o comércio, o turismo e a livre circulação das pessoas.”
Agilidade
Um exemplo disso é que no último dia 30 de setembro, agentes do Segurança Presente, que patrulhavam a região a pé foram responsáveis por prender dois assaltantes em uma joalheria dentro do Plaza Shopping, com auxílio de seguranças do empreendimento. Os bandidos foram detidos logo após o crime.
O programa vai além do combate ao crime: também trabalha na assistência social, com ações voltadas para pessoas em situação de rua.
“Nossos agentes passam por capacitação específica para realizar abordagens humanizadas, especialmente com pessoas em situação de rua. Também mantemos uma interação constante com a Assistência Social do município, que é a principal responsável por esse tipo de atendimento”, explicou.

Mais de 30 mil abordagens
De janeiro a setembro, foram mais de 30 mil abordagens nas ruas de Niterói, números que mostram o quanto o programa tem atuado de forma próxima da população.
“A população abraça muito o Segurança Presente. A gente observa um carinho muito grande, e isso é fruto de um trabalho construído com resultados”, destacou.
Os agentes também se adaptam às mudanças nas táticas criminosas, além das novas necessidades da população:
“Isso exige sagacidade do policial. Hoje, também contamos com o apoio da tecnologia. As câmeras de estabelecimentos ajudam na identificação de criminosos, e o cercamento eletrônico da cidade é um parceiro importante no alerta e no rastreamento de veículos ou produtos de crimes diversos”.
Inclusive, para 2026, está prevista para Niterói a chegada de câmeras de reconhecimento facial, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

O major Thiago Martins continua detalhando o dia a dia da tropa na cidade:
A capacitação é contínua. Os policiais passam por treinamentos de defesa pessoal, capacitação em direitos humanos e em policiamento motorizado. Temos instrutores especializados em pilotagem de motocicletas. Além disso, há treinamentos específicos em direitos da mulher e até em direitos do consumidor, já que atuamos próximos ao comércio
Atuação
A presença do Segurança Presente é visível. As Tendas Avançadas montadas na Praça Arariboia e na Praça do Rink são exemplos de pontos fixos que aumentam a sensação de segurança nos locais de maior circulação.
“A Praça do Rink, por exemplo, já estava sendo tomada por usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Juntamente com a Prefeitura e o 12º BPM (Niterói), conseguimos retomar esse espaço”, contou o major Thiago Martins.
Ele também destacou a chegada do policiamento com bicicletas elétricas.
“Quando chegamos aqui, uma das primeiras demandas foi justamente implantar o policiamento com bicicletas elétricas em Niterói, porque a cidade é bem pavimentada e tem ciclovias. Além disso, Niterói é uma cidade turística, e as bikes dão mais mobilidade”, disse.
Reformas
Faz parte do plano do governo estadual as reformas das bases de Vila Progresso (Região Oceânica), e de Icaraí (Caio Martins), para melhorar o atendimento e as condições de trabalho dos agentes. Por fim, Martins destaca o aumento de apreensão de motos irregulares, em ações conjuntas com a Prefeitura.
“O nosso grande diferencial é a diminuição da distância entre as instituições: o município, o Segurança Presente, o batalhão, as entidades federais e as delegacias. Todos se comunicam muito bem, o tempo todo. Essa integração cria uma espécie de escudo contra a criminalidade aqui em Niterói”, avaliou o major.
Para ele, o fim de ano será mais um teste positivo da força dessa união:
"Vamos reforçar o policiamento nos grandes centros comerciais e suspender as folgas dos agentes nesse período, para garantir mais efetivo nas ruas. O objetivo é promover o comércio e assegurar o direito de ir e vir da população de forma segura, para que todos possam aproveitar as festas de fim de ano e fazer suas compras com tranquilidade", finaliza.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!