Logo Enfoco


    Facadas

    Homem mata vizinho em Maricá e posta vídeo confessando o crime; ouça

    Acusado foi preso horas depois de esfaquear a vítima

    Publicado 03/11/2025 às 13:54 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Um homem é acusado de matar a facadas o vizinho, identificado como José Cláudio dos Santos, de 41 anos, na madruhada desta segunda-feira (3), no bairro Espraiado, em Maricá, Região Metropolitana do Rio. Após o crime, o suspeito postou um vídeo (acima) admitindo o homicídio e afirmando que moradores da região tentavam invadir sua casa para matá-lo. Ele foi preso horas depois.

    Momentos antes de cometer o crime o homem estava assistindo no YouTube a um trecho da série Lucifer, cujo tema era: "Sabe qual foi o meu crime?".

    No vídeo publicado na mesma plataforma, o homem, que se identifica como fotógrafo e aparece com o rosto ensanguentado, confessa o crime. Em falas, ainda que parcialmente desconexas, ele admite o ataque: “Fui atingido por uma pedra. Zé parou o carro, abriu o porta-malas. Minha mãe estava descendo do ponto. Eu saí com a faca, esfaqueei e assassinei José. Os vizinhos estão querendo me assassinar”, relatou. Em outra gravação, o suspeito mostra pessoas tentando invadir sua residência.

    Após o crime, moradores da região foram para a casa do acusado
    Após o crime, moradores da região foram para a casa do acusado |  Foto: Reprodução

    O crime

    De acordo com testemunhas, o carro onde estava a vítima parou em frente à casa do suspeito após apresentar problemas mecânicos. Em seguida, o homem saiu de casa armado com uma faca e atacou José. No automóvel havia quatro adultos e uma criança.

    José Cláudio ainda foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade. Não há informações se os outros ocupantes ficaram feridas no ataque. 

    Segundo o Corpo de Bombeiros, militares foram acionados às 6h07 para recolher o corpo da vítima no hospital. O corpo de José Cláudio dos Santos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Barreto, em Niterói.

    Até o momento, não há informações sobre a data e o local do sepultamento da vítima e a motivação do crime. 

    A Polícia Militar foi acionada, mas o suspeito fugiu para uma área de mata próxima. Ainda pela manhã, ele foi localizado por agentes.

    De acordo com a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), o homem foi levado para a unidade policial e autuado em flagrante por homicídio. “Diligências estão em andamento para esclarecer as circunstâncias da morte de José Cláudio dos Santos, de 41 anos”, informou a Polícia Civil em nota.

    Conhecido por ameaçar moradores

    Moradores relataram que o autor do crime já era conhecido na região por comportamentos agressivos e constantes ameaças. “Ele vive no portão da casa dele mexendo com todos que passam, já tentou jogar uma pedra no meu carro sem motivo algum”, contou uma moradora que preferiu não se identificar.

    Outra moradora afirmou que também já foi ameaçada pelo homem. “Ele estudava comigo e vivia nos perseguindo e ameaçando dentro da sala de aula”, relatou.

    Nas redes sociais, inclusive, ele já publicou vídeos andando nu pela rua. Em uma gravação publicada no YouTube, o homem aparece caminhando completamente pelado no quintal de sua residência, enquanto funcionários da coleta de lixo passavam pela via.

    Na imagem, o homem chega a interagir com um dos coletores, registrando o momento.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Incêndio volta a atingir loja O Amigão no Rio

    Relacionados em Polícia