Investigação
Mais de R$ 90 mil em espécie achados em carro de Bacellar
Apreensão ocorreu após cumprimento de mandado expedido pelo STF
A Polícia Federal (PF) apreendeu R$ 90.840 em espécie e três celulares no carro oficial utilizado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), preso nesta quarta-feira (3) durante a Operação Unha e Carne. O material foi recolhido após o cumprimento do mandado de prisão preventiva e será submetido à perícia técnica criminal.
Segundo a corporação, os investigadores passaram a vistoriar o veículo logo depois da detenção e localizaram o dinheiro organizado em maços no interior do automóvel. Os aparelhos de telefone, incluindo o que estava com o deputado no momento da abordagem, também foram encaminhados para análise pericial.
Bacellar é suspeito de ter vazado informações sigilosas sobre a Operação Zargun, deflagrada em setembro e que levou à prisão do então deputado estadual TH Joias. A investigação aponta que ele teria interferido em apurações ligadas a uma facção criminosa, inclusive com influência em decisões no Executivo estadual.
A ordem de prisão e o afastamento dele da presidência da Alerj foram determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que citou “fortes indícios” da participação do parlamentar na organização.
A prisão foi realizada na própria Superintendência da PF, na Praça Mauá, após Bacellar "ser convidado" para uma "reunião" pelo superintendente regional, Fábio Galvão. Ao chegar ao local, ele recebeu voz de prisão e teve o celular recolhido.
Noite na PF
O deputado deve passar a noite na Superintendência da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio. Após a prisão, agentes iniciaram os procedimentos de custódia, enquanto TH Joias também foi chamado a prestar depoimento.
A expectativa é de que Bacellar permaneça no local até que sejam concluídas diligências determinadas pelo STF, incluindo a análise do dinheiro e dos celulares apreendidos.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



