Violência

Moradores do Salgueiro convocam reunião após ações policiais

A Polícia Militar ocupa a região por tempo indeterminado.

Em três dias, foram registrados dez baleados no Complexo do Salgueiro
Em três dias, foram registrados dez baleados no Complexo do Salgueiro |  Foto: Arquivo
 

Moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, convocaram uma reunião neste sábado (18) após o grande número de mortes e confrontos no local. A Polícia Militar ocupa a região por tempo indeterminado.

"Você morador que está cansado e não aguenta mais com as violações da PMERJ convocamos ás 15h para nos encontrarmos em Itaúna com a Comissão de Direitos Humanos da OAB, Da Alerj e Faferj de São Gonçalo e com a Associação de moradores do Complexo do Salgueiro. Vamos mais uma vez unir forças pela nossa liberdade e nossa paz", diz o comunicado.

Leia+: Jovem de 18 anos é baleada no Complexo do Salgueiro

Leia+: PM ocupa o Complexo do Salgueiro após ação que deixou três mortos

Leia+: São Gonçalo registra dez baleados em três dias; oito morreram

Na última quinta-feira (16) os moradores fizeram uma manifestação e ocuparam uma faixa da BR-101, no sentido Rio de Janeiro. No dia anterior, a Polícia Militar realizou uma operação após três suspeitos morrerem durante troca de tiros com uma equipe do batalhão de São Gonçalo (7º BPM). 

Na ação, a PM afirma que encontraram dois veículos suspeitos e deram ordem de parada. Os homens que estavam nos carros acabaram disparando na direção dos policiais. Foram apreendidos um fuzil e duas pistolas. 

Apesar disso, familiares de um dos mortos, o Gabriel Henrique Abreu dos Santos, de 27 anos, afirmam que ele era inocente e trabalhava como mototaxista quando baleado durante o confronto entre traficantes e policiais.

Em três dias, foram registrados dez baleados no Complexo do Salgueiro. Incluindo, uma jovem de 18 anos  baleada na região do ombro na manhã desta sexta-feira (17). A vítima foi levada por familiares ao Pronto Socorro Central (PSC). Ela recebeu atendimento médico de urgência, sendo liberada no início da tarde. 

Dados

Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, um relatório feito para mostrar o mapa de violência no mês de abril entre os cinco municípios da Região Metropolitana mais afetados pela violência armada revelou que a cidade de São Gonçalo está no 3º lugar. 

< Marcos Braz dá suposta alfinetada em Textor ao festejar Cebolinha Homens são presos com carros roubados fugindo do Salgueiro <