Crueldade
Resgatados 50 cães sem comida e água no Rio; vídeo
Animais estavam em canil clandestino no bairro Riachuelo
Um canil clandestino que mantinha 50 cães em condições de maus-tratos foi interditado nesta terça-feira (7), no bairro do Riachuelo, Zona Norte do Rio. A operação foi realizada por agentes da 26ª DP (Todos os Santos) e da 25ª DP (Engenho Novo), com apoio das Comissões de Proteção e Defesa dos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e da OAB-RJ.
Segundo a Polícia Civil, os agentes chegaram ao local após receberem denúncias de que animais doentes estavam sendo vendidos ilegalmente. Ao entrarem na residência, os policiais encontraram dezenas de cachorros entre filhotes e adultos em ambiente insalubre, sem ventilação, sem alimentação adequada e com visíveis sinais de maus-tratos.
Entre os principais problemas de saúde identificados estavam sarna, infestação por pulgas, infecções nos olhos e ouvidos, além da falta de acesso à água e comida. O local, que não possuía nenhuma higiene mínima ou ventilação, também operava sem qualquer tipo de autorização legal ou documentação válida para criar ou comercializar animais.
A residência foi interditada pelas autoridades. Todos os cães foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário. Eles devem ser abrigados por ONGs e instituições parceiras, onde passarão por cuidados antes de poderem ser adotados.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar e responsabilizar os responsáveis pelo canil clandestino. Até o momento, ninguém foi preso, mas diligências seguem em andamento.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!