Skip to content

Região

Prefeitura de Niterói entra com ação na Justiça contra a Enel

Gabriel Villa Nova | Publicado em:

Reprodução

 
  

A Prefeitura de Niterói informou em nota oficial, na tarde desta segunda-feira (20), que entrou com uma ação na Justiça contra a Enel, empresa responsável por fornecer energia elétrica na cidade.

De acordo com o comunicado, a prefeitura afirmou que vai cobrar medidas emergenciais e indagou que é “inadmissível o que está acontecendo na cidade”. Niterói vem sofrendo com a falta de energia nas últimas semanas. Alguns lugares chegaram a ficar até quatro dias sem luz.

Leia +; Alô, Enel! Bairros de Niterói ainda sofrem com a falta de luz

Leia +: Vai piorar! Além da falta de luz, pode faltar água em bairros de Niterói

Leia +: Moradores interditam principais rodovias por falta de luz em SG

Por fim, a prefeitura afirmou que “não admite essa falta de compromisso e desrespeito com Niterói”. 

Confira a nota

“Por determinação do prefeito de Niterói, Axel Grael, a Procuradoria do município deu entrada, nesta segunda-feira (20), em uma ação na Justiça cobrando soluções emergenciais para a concessionária Enel.

É inaceitável o que está acontecendo em nossa cidade. Muitas famílias, equipamentos públicos, comerciantes e empresas sem luz, desde sábado, acumulando transtornos e prejuízos, sobretudo, com perda de alimentos.

Além das ações emergenciais, a Prefeitura cobra uma atitude colaborativa por parte da Enel. Após ser aprovada a Lei da Fiação, de 2014, na Câmara de Vereadores, justamente para enterrar a fiação e reduzir contratempos como a da falta de energia, a Prefeitura solicita uma iniciativa da empresa para colocar em prática essa solução. Além de restabelecer com urgência o fornecimento de energia, a Prefeitura cobra da concessionária que a fiação seja enterrada para que a falta de luz deixe de ser uma rotina.

Quando a Lei da Fiação foi aprovada, a Enel, na época Ampla, recorreu à justiça contra a lei, disputa que ainda persiste.

É fundamental um diálogo mais transparente, diário e comprometido por parte da Enel. A prefeitura não admite essa falta de compromisso e desrespeito com Niterói”.

Tribunal de Justiça acata ação da Prefeitura de Niterói contra Enel

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Niterói também informou que o “Tribunal de Justiça do Rio acatou o pedido da Prefeitura de Niterói e determinou que a concessionária Enel restabeleça os serviços de energia elétrica na cidade no prazo de seis horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil”.

Protestos

Desde a noite de domingo (19), moradores de diversos pontos da cidade, como Jurujuba, Ititioca, Várzae das Moças e Engenho do Mato, protestaram e fecharam as ruas de acesso ateando fogo em pneus e madeiras.

Já na manhã desta segunda-feira (20). moradores do Fonseca fecharam a via nos dos sentidos em forma de protesto contra a falta de energia no local.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Anatel passará a exigir reconhecimento facial para evitar fraudes e golpes
Brasil & Mundo

Anatel vai exigir biometria facial para manter linhas de telefone no ar em 2027

Obras no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu
Maricá

Mais ruas de Itaipuaçu, em Maricá, recebem obras após anos de espera

Celebridades

Sasha Meneghel anuncia gravidez do 1º filho com João Lucas

Segurança Pública

Fim da linha para líder de quadrilha especializada em roubos de imóveis de luxo em Niterói