Grave
Aumenta em 40% número de mulheres atendidas por agressão em SG
Percentual refere-se ao período da campanha do Agosto Lilás

Na campanha do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização da população sobre o enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, uma triste e grave realidade foi registrada em São Gonçalo. Segundo o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, aumentou em cerca de 40% o número de atendimentos a vítimas de agressão no mês passado em comparação ao mesmo período de 2024.
De acordo com o Heat, 17 mulheres foram atendidas em 2025 na emergência ou no Centro de Trauma da unidade contra 12 casos de violência contra a mulher em 2024. Felizmente, todas as vítimas de agressão física e sexual já receberam alta, após atendimento médico e apoio psicológico. O Heat informou ainda que todos os casos foram informados à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam-SG) através do policial militar baseado no hospital.
Segundo a delegada-titular da Deam-SG, Ana Carla Nepomuceno, os casos de lesão corporal na distrital também aumentaram, ou seja, houve 67 registros em agosto de 2025 contra 60 no mesmo mês do ano passado.
"Entendo que não há um incremento da violência em si, mas vejo esse aumento em razão de alguns fatores, como maior conscientização: campanhas encorajam mulheres a romper o silêncio; divulgação de canais de denúncia pela mídia: mais pessoas sabem como e onde pedir ajuda e ações policiais e judiciais reforçadas durante o Agosto Lilás", explicou a delegada.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!