Investigação

Covardia no Flamengo: pintor planejou crime para pagar agiotas

Jhonatan está preso desde essa sexta-feira (10).

Jhonatan está preso desde essa sexta-feira (10)
Jhonatan está preso desde essa sexta-feira (10) |  Foto: reprodução / Tv Globo
  

O pintor Jhonatan Damasceno, preso após ser acusado de participar do crime que vitimou a aposentada Martha Maria, de 77 anos, e a diarista Alice Fernandes, de 51, confessou em depoimento que planejou o crime com o objetivo de pagar dívidas com agiotas. A informação foi publicada pelo g1.

O homem descontou três cheques de R$ 5 mil assinados pela idosa e dona do apartamento onde aconteceu o crime na última quinta-feira (9) no Flamengo, Zona Sul do Rio. Jhonatan e Willian Oliveira Fonseca, que ainda está foragido, são acusados do crime de latrocínio (roubo seguido de morte), incêndio e extorsão.  

Jhonatan foi preso nesta sexta-feira (10) em ação de agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) na Comunidade de Acari, Zona Norte do Rio. Mesmo confessando a participação, o acusado atrela os assassinatos ao companheiro.

Willian teve a prisão temporária decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). O acusado teve um mandado de prisão expedido por causa do crime de latrocínio (roubo seguido de morte) em ambas as mulheres. Ele também possui um outro mandado expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital pelo crime de roubo.

Depoimento

De acordo com a Polícia Civil, Jhonatan informou aos policiais que o companheiro iria amordaçar a dona do apartamento e ele iria extorquir a mulher e descontar os cheques. No entanto, eles não contavam com a presença da diarista Alice Fernandes no ambiente. Eles pensavam que Martha Maria estaria sozinha.

Após conseguir o dinheiro no banco, o rapaz voltou para o apartamento onde Willian estava com a idosa e a diarista. Neste momento, o preso informou que o companheiro apresentava nervosismo.

“Willian estava visivelmente alterado, que só repetia ‘tá tranquilo, tá tranquilo’, com as mãos cheias de sangue”, disse em depoimento.

Vendo o fato, Jhonatan disse que perguntou para Willian o que aconteceu e recebeu a resposta que tudo já estava resolvido. O companheiro estava com uma garrafa de álcool nas mãos. O comparsa ainda teria ficado alguns minutos no quarto de Martha e roubado alguns itens pessoais. 

No entanto, o preso informou que não sabia explicar como Willian matou as mulheres e ateou fogo no apartamento. Jhonatan ainda contou que ambos pegaram um metrô para Vicente de Carvalho, onde desceram e dividiram o valor dos cheques: R$ 7500 para cada. Ambos fugiram para a Comunidade de Acari.

Ainda em seu depoimento, o preso informou que comprou itens para sua residência e pagou parte das dívidas com dois agiotas. Não foi o suficiente para quitar tudo.

Ele também contou que comprou alguns itens no mercado, pagou parte das dívidas com dois agiotas e ainda ficou devendo.

Relembre o caso

Os corpos de Martha, de 77 anos, e da diarista Alice Fernandes da Silva, de 51 anos, foram encontrados carbonizados e decapitados em um apartamento de luxo no Flamengo, na Zona Sul, na tarde desta quinta-feira (9).

A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que os quartéis do Humaitá e Catete foram acionados por volta das 16h50 para uma ocorrência de incêndio no 12º andar do prédio. No local, os militares encontraram os corpos e acionaram a polícia.

Um vídeo divulgado em grupos de WhatsApp mostra como ficou o apartamento da aposentada depois do incêndio que destruiu o imóvel.

O corpo da diarista Alice Fernandes foi sepultado na manhã deste sábado (11) no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. 

< Rio identifica caso suspeito de varíola dos macacos Fluminense esbarra em Dragão feroz e perde para o Atlético-GO <